XI Copa do Mundo da FIFA - 1978
Jorge Mendonça
Home

24005.jpg

Jorge Pinto Mendonça (Silva Jardim, 6 de junho de 1954 — Campinas, 17 de fevereiro de 2006) foi um futebolista (atacante) brasileiro dos anos 70 e 80.

Fez 375 gols em toda a sua carreira. Fluminense, começou no Bangu e teve boas passagens pelo Náutico, onde começou como rerserva que decidia vários jogos, Palmeiras, Guarani e Ponte Preta, além de disputar a Copa do Mundo de 1978 com a camisa da Seleção Brasileira, convocado por Cláudio Coutinho, quando fez 6 partidas e não marcou nenhum gol, mas com seus refinados dribles e passes conseguiu colocar Zico no banco de reservas.

Em 1974, foi autor dos oito gols no jogo Náutico 8 x Santo Amaro-PE 0. Foi o maior artilheiro em uma edição do Campeonato Paulista depois de Pelé, ao anotar 38 tentos em 1981. Ficou famoso por sua briga com o técnico Telê Santana, que não lhe deu uma única chance na Seleção quando vivia grande fase no Guarani. Ao final da carreira, fixou residência em Campinas, cidade onde conseguiu ser ídolo das duas equipes arqui-rivais, Guarani e Ponte Preta. Atravessou uma série de dificuldades financeiras, de saúde e familiares. No entanto, ao fim da vida, conseguiu reestabilizar sua vida, participando de um projeto infantil do Guarani. Faleceu devido a problemas cardíacos.

volta à página inicial